O Que É PNL E Para Que Serve? Conheça A Programação Neurolinguística

18/01/2021

Você sabe o que é PNL ou já ouviu falar desse termo? Bom, ele é uma abreviação da expressão Programação Neurolinguística, que tem como finalidade fazer com que as pessoas alcancem seus objetivos pessoais e profissionais.

Essa ciência é uma técnica que permite que a pessoa tenha plena noção do funcionamento da sua mente. Assim, a partir disso é possível fazer com que ela reprograme algumas estruturas estabelecidas na mente, por meio de uma linguagem que os neurônios compreendem.

Essa técnica é muito parecida com a linguagem de programação dos computadores, pois, através de comandos, é possível mudar todo um sistema já existente.

Se bem feita, ela consegue ajudar na compreensão de si e do próximo.

Alguns estudos já feitos puderam comprovar que a programação neurolinguística é ótima para ajudar pessoas que possuem ansiedade, depressão e inseguranças. Entre tantos outros tipos de distúrbios, a superarem esses problemas.

Se você ficou interessado e quer saber mais a respeito do assunto, continue lendo.


O Que É PNL?

A programação neurolinguística, conhecida como PNL, foi criada para que se pudesse compreender o desenvolvimento mental, provocar mudanças e fazer com que bons resultados pudessem acontecer.

Sendo assim, a técnica nada mais é do que um modo de observar e estudar os processos e as organizações mentais, a fim de compreender algumas ações, focos e comportamento.

Portanto, de acordo com a PNL, nossa mente é capaz de receber todo o tipo de dado possível.

Desse modo, o que ela faz é filtrar eles e organizá-los para que nós possamos atender aos estímulos externos.

Pensando nisso e na programação de cada pessoa em particular, é possível, através da linguagem, fazer com que uma pessoa dê outro significado a padrões que a prejudicam, e fazer com que os que são benefícios sejam aprimorados.

É a partir daí que a amplitude de autoconhecimento atua através da PNL.

Assim, o indivíduo consegue fazer com que sua mente foque somente naquilo que importa e descarte aquilo que o atrapalha, tanto na sua vida profissional quanto no familiar.

Então, por meio da observação e de uma série de técnicas e comandos, é possível criar novos hábitos e realizar ações construtivas.

O método é bem útil para aqueles que desejam superar suas inseguranças e problemas, que não conseguem lidar e fazer com que se possa melhorar seus relacionamentos e habilidades.

A partir do conhecimento de suas emoções e pensamentos, a PNL desenvolve metodologias de aprendizagem, que permitem que um indivíduo aprenda mais coisas em pouco tempo, e de modo mais satisfatório.

Por meio do estudo da linguagem verbal e não verbal, as pessoas que aderem ao método da linguagem neurolinguística conseguem aprender a contar histórias e a se questionarem, com a intenção de aumentar a consciência do próximo para meios mais produtivos.

Benefícios da PNL

Sendo assim, quem de beneficia da PNL adquire para si novos padrões comportamentais a fim de chegar a uma meta.

Cada pessoa tem seu objetivo e seu processo para chegar nisso, mas alguns dos benefícios do método são:

  • Melhor atitude profissional, pessoal e esportiva;
  • Alívio de dores e também de alergias;
  • Solução de conflitos;
  • Tomada de decisões;
  • Diminuição de traumas e medos;
  • Elevação da autoestima;
  • Desenvolvimento da comunicação;
  • Ter inteligência emocional;
  • Melhora no autoconhecimento;
  • Mudança nos padrões de pensamentos.

Por que usar a PNL?

Algumas pessoas se questionam sobre a razão de utilizar as técnicas de programação neurolinguística.

Para quem não compreende a técnica, pode-se responder a essa pergunta com a seguinte razão: toda ação tem um motivo.

Sendo assim, se uma pessoa age de determinada forma, e essa maneira de agir não é eficaz ou benéfica para a pessoa e ela compreende que precisa mudar, a PNL é perfeita para isso.

Isso porque os modelos mentais, conhecidos por serem pensamentos enraizados e limitantes que interferem na maneira de entender o mundo e agir nele, atrapalham a vida desse indivíduo.

E esses modelos mentais é que caracterizam o modo de alguém agir e perceber o que acontece em sua volta.

Um problema muito comum em relação a eles é que a maior parte desses modelos são coisas inconscientes e não sabemos o motivo de estarem lá.

No entanto, como a PNL é uma técnica de programação mental que faz com que o indivíduo trabalhe sua percepção para que possa atuar de maneira diferente, através dela é possível identificar e mudar esses modelos.

Como o método funciona e qual é a sua utilidade?

Para você que quer saber o que é a PNL mais a fundo, explicaremos.

A programação neurolinguística é uma técnica que permite que tenhamos uma melhor compreensão do que acontece em nosso interior, principalmente a nossa mente.

Através da observação de nossos modelos mentais é que nos questionamos sobre nossas atitudes, e refletimos a respeito dela para sabermos o que é preciso modificar, para que possamos melhorar em todos os aspectos.

O nome "programação" faz uma sugestão a todas as experiências que vivemos e juntamos ao longo da vida que fizeram a gente ser como é.

Nossas experiências formaram nossas crenças, valores e todo nosso modo de pensar e agir.

E tudo irá refletir diretamente na maneira como nos comportamos. No entanto, a programação também se refere à forma de encontrar outras maneiras de mudarmos.

Sendo assim, é possível literalmente reprogramar uma atitude, uma motivação, uma crença ou qualquer coisa que nos impede de ir pra frente em nossos objetivos.

No entanto, cada pessoa é uma pessoa, e cada modo de pensar passa pelo cérebro com uma emoção e interpretação diferente.

E é por conta disso que o profissional de PNL trabalha de modo verbal e não verbal. Milhares de técnicas que são capazes de ajudar os diferentes tipos de pensamentos.


Algumas Técnicas Usadas Na Programação Neurolinguística

Por se tratar de um campo de vasto conhecimento e técnicas, muitos são os meios de utilização da PNL.

Abaixo, veja alguns métodos:

1. Rapport

O rapport é uma técnica para aquelas pessoas que desejam ter um melhor desenvolvimento em sua comunicação e torná-la algo mais efetivo.

Sendo assim, quem se utiliza deste método faz uso de movimentos espelhados e recapitulação verbal com a outra pessoa.

Assim, quando os gestos de ambas pessoas se tornam semelhantes, sem que a outra perceba é possível fazer com que a comunicação melhore e haja uma abertura maior para aquilo que você deseja compartilhar com o outro.

A técnica funciona pois a semelhança de gestos gera empatia e confiança.

2. Modelagem

Aqui, você utiliza da técnica para fazer com que movimentos, ações e comportamentos positivos de pessoas que você admira, através da cópia deles, faça com que você tenha um melhor desenvolvimento.

3. Ancoragem

A âncora no modelo de programação neurolinguística é o que chamamos de gatilhos.

Esses gatilhos podem ser visuais, auditivos ou cinestésicos, e acabam sendo respostas para situações em especiais.

Por exemplo, essas âncoras são instaladas na mente da pessoa e elas podem ser boas ou ruins.

Com a técnica certa, é possível fazer com que esses gatilhos sejam removidos e inseridos no lugar de algo positivo que pode ser ativado em um momento específico.

Sendo assim, esta é uma técnica recomendada para pessoas que desejam ter um melhor desempenho com algo, ou que desejam mudar sua percepção de certos acontecimentos de sua vida.


Como Se Tornar Um Practitioner De PNL?

O Practitioner é o profissional responsável por ensinar os conceitos, métodos, soluções e resultados da PNL.

Somente está apto a fazer uso das técnicas aqui citadas e muitas outras, o profissional que possui o certificado de PNL.

Apenas após passar pelo processo de aprendizagem da técnica, é que o profissional estará apto a captar clientes e realizar entrevistas para saber quais a técnicas e ferramentas serão ideais para aquele indivíduo em especial.

A profissão pode estar ligada a várias outras, como o coach, psicólogos, etc.

Como dissemos, para que se torne um pactitioner, o indivíduo deverá fazer um curso com certificado no qual o qualificará, e o certificará de que ele está apto a aplicar o que foi aprendido.

Assim, depois de formado, a pessoa pode trabalhar como:

  • Ministrador de cursos de PNL;
  • Ensinamento das técnicas para clientes;
  • Ser um consultor;
  • Escritor de artigos e livros sobre o tema.

Para você que deseja aprender em um local seguro e especializado, conheça o curso de Practitioner em Programação Neurolinguiística da Inbrata.

A empresa é referência no território nacional quando o assunto é treinamento avançado.

Em relação a autoridade no assunto, a Inbrata se destaca com seus cursos de PNL e Hipnose no Brasil.

Portanto, aqui você encontrará toda a segurança, técnica e especialização que procura para se tornar um profissional de excelência.

O instituto Inbrata vem crescendo cada vez mais no seu ramo, e despertando em milhares de pessoas o conhecimento e o desejo de mudança de forma acessível, para aqueles que querem se destacar e evoluir.

Então, se você é uma dessas pessoas, não perca tempo e vá até a página principal e confira toda a programação que a Inbrata oferece para você ganhar destaque profissional e, consequentemente alcançar o sucesso que almeja.


Conclusão

Por fim, pudemos ver então como a PNL pode ajudar a vida de milhares de pessoas em seu desenvolvimento pessoal, profissional e esportivo.

Por meio de técnicas avançadas e bem elaboradas, é possível fazer com que cada indivíduo mude sua maneira de pensar, agir e se relacionar.

Assim, você melhorará suas habilidades e enfrentará seus bloqueios de modo muito natural, apenas ressignificando suas atitudes e pensamentos.

Nos conte o que você achou deste artigo e como ele foi útil para o seu conhecimento. Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como esse método atua.