Hipnoterapia Para Depressão E Ansiedade: Entenda Como Ela Pode Ajudar

18/01/2021

Você sabia que dá para usar a hipnoterapia para depressão e ansiedade? Sim, sabemos o quanto é ruim a vida de quem sofre com esses transtornos. 

Inúmeras consequências provenientes dessas doenças atrapalham o dia a dia e a qualidade de vida das pessoas.

Seja no trabalho, em casa, entre família ou amigos, a ansiedade e depressão são doenças difíceis de se lidar e que exigem bastante esforço do paciente para poder buscar por um tratamento.

Hoje em dia, há muitos trabalhos e terapias alternativas que andam junto ao tratamento psicológico, e que podem aliviar os sintomas da doença.

Por exemplo, a acupuntura é uma técnica usada para relaxamento dos músculos e alívio de estresse e tensão.

O pilates ajuda na organização mental e no equilíbrio entre corpo e mente.

A hipnose atua como um auxiliador que trabalha com a mente a fim de ajudar o paciente a aliviar seus sintomas e acelerar o processo de tratamento junto ao psicólogo.


Como Funciona A hipnoterapia Para Depressão E Ansiedade

Para aqueles que não conhecem, a hipnoterapia para depressão e ansiedade é uma modalidade de terapia que tem regulamentação nos conselhos federais de medicina, psicologia, odontologia e afins.

Apesar do que muitos pensam de errado a respeito da técnica, ela é algo bem simples e que proporciona, para quem a faz, um estado de relaxamento profundo que é conhecido como transe.

Este pode ser caracterizado como um estado em que a pessoa transita entre o sono e a vigília.

O que explica o aparecimento do transe é quando a pessoa tem uma diminuição da frequência cerebral e atinge o aumento da concentração com foco.

Sendo assim, o paciente acaba atingindo um estado modificado de sua consciência.

Portanto, é nesse período que o trabalho da hipnose acontece.

Aqui, o hipnoterapeuta tem livre acesso ao subconsciente do paciente e, desse modo, faz com que ele tenha uma visão diferente de suas memórias traumáticas.

Então, de maneira sugestiva, o hipnoterapeuta faz com que o paciente aumente sua capacidade de perceber as possibilidades ao seu redor.

Quando esse profissional tem o acesso às memórias passadas do seu paciente, ele, na maior parte das vezes, consegue rever a origem do problema e assim pode conduzir o paciente a ressignificar seu trauma através de métodos específicos.

Por nossa mente ser tão poderosa e os métodos utilizados serem tão eficazes, já nas primeiras sessões o paciente pode sentir uma grande mudança em seu quadro.


Quais Os Benefícios Da Hipnoterapia?

A hipnoterapia pode ser usada para inúmeros casos, como para tratar depressão e ansiedade e outros tipos de doença.

Devemos deixar claro de antemão que a hipnose não é um tratamento de cura ou que promete esta finalidade.

A cura para este e outros tipos de doença que usam da hipnose como método alternativo, é apenas agregar os métodos da técnica a rotina de tratamento passada pelo médico.

Sendo assim a cura só pode ser alcançada quando há um tratamento prévio acontecendo.

A hipnose tem como finalidade amenizar os sintomas e trabalhar a nossa mente para que ela tenha outra percepção da realidade.

No passado, muitas pessoas julgaram a hipnose como um ato de fraude. Até hoje há pessoas que resistem as técnicas por falta de informação ou por notícias erradas, como essa de que a hipnose cura as pessoas.

Dúvidas mais comuns sobre a técnica

Algumas das principais questões que a maior parte da população tem em relação à hipnose, são:

  • Todas as pessoas podem ser hipnotizadas? Sim.
  • As pessoas perdem a consciência ou falam o que não devem? Não, durante a hipnose a consciência é mantida 100%.
  • O transe é um sono profundo? Não, é apenas um estado de relaxamento.
  • Qualquer um pode me hipnotizar? Não, a hipnose acontece somente quando você está aberto a isso. O hipnoterapeuta é somente a pessoa que te orienta a isso.
  • Se fizer hipnose ficarei preso nela? Não, a hipnose não tem poder de prender ninguém.
  • É possível se lembrar do que disse? Sim, o paciente se mantém consciente daquilo que diz durante a hipnose.

Por fim, você deve estar se perguntando como a hipnose pode ser eficaz na vida de alguém.

Primeiramente, o ponto de mais vantagem em relação à hipnoterapia como método alternativo de tratamento é o seu tempo de eficácia.

Isto é, a técnica, logo nas primeiras sessões, já começa a fazer efeitos e a apresentar resultados positivos.

Então em um total de 10 sessões, muitas pessoas já conseguem obter um grande avanço no controle de suas emoções e no modo como percebem o mundo.

Abaixo, veja como a hipnoterapia pode ajudar não só para depressão e ansiedade como também para:

  • Síndrome do pânico;
  • Fobias;
  • Medos;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Mudanças súbitas de humor;
  • T.O.C.;
  • Dores crônicas;
  • Distúrbios sexuais;
  • Bloqueios de aprendizagem;
  • Entre muitas outras possibilidades.


Como Usar A Hipnose Para Tratar A Depressão E Ansiedade?

Nosso cérebro é composto por inúmeras composições neuroquímicas que nos fazem ter sensações de felicidade, tristeza, angústia, etc.

Quando uma dessas composições se altera, o aparecimento da depressão pode ser notado.

A depressão é uma doença da mente e que vem acompanhada com uma caixinha cheia de sentimentos e emoções que incluem:

  • Tristeza;
  • Impotência;
  • Falta de ânimo;
  • Baixa autoestima;
  • Mudança de humor;
  • Solidão;
  • Etc.

Em casos onde a doença é mais grave, o paciente pode apresentar delírios, alucinações e pensamentos suicidas. 

Com esse quadro clínico, dificilmente será possível reverter os sintomas sem a ajuda de um profissional.

Nesses casos, a hipnose pode funcionar como uma aliada ao tratamento de recuperação do paciente.

Por meio dela, a pessoa com depressão analisará suas fraquezas e dificuldades de modo mais lúcido.

Assim, a causa que levou a pessoa a depressão pode ser descoberta, e faz com que o hipnoterapeuta ajude no processo lidando diretamente na raiz do problema.

Depois de entendidas, as razões que levaram a pessoa a desenvolver tanto a ansiedade quanto a depressão passam a diminuir.

Desse modo, a mente do paciente acaba começando a agir de modo mais equilibrado e o paciente é conduzido a observar e achar seu lado positivo e as suas qualidades.

Assim, é possível fazer com que ele mude sua perspectiva de visão e comece a trabalhar com sua autoestima e segurança.

Então, através da hipnose a pessoa consegue lidar melhor com os seus sentimentos e aprende a ter autoconhecimento.

Portanto, o objetivo da hipnoterapia para depressão e ansiedade é fazer com que as pessoas que as têm consigam lidar e agir de modo diferente com situações que representam um problema em suas vidas.

Como ela atua?

Bom, a hipnoterapia, como pudemos notar ao longo do artigo, é uma técnica natural que contribui bastante para a melhora do paciente, visto que, por meio dela é possível fazer uma identificação de pontos fundamentais que desencadeiam a depressão, e assim poder tratá-la.

Portanto, o uso da hipnose permite que você possa ter uma mudança de dentro para fora e assim encontrar novos meios para poder encarar o que uma vez foi um problema para você.

A vida de uma pessoa que apresenta tanto depressão quanto ansiedade é rodeada de pensamentos sabotadores, que os fazem se sentir sem energia, e que, consequentemente, drenam sua motivação e disposição para atividades cotidianas.

Então, para a pessoa deprimida, grande parte das coisas que lhes acontece são vistas como pontos negativos. Isso porque a sensação de desânimo e tristeza acaba sendo maior do que os outros sentimentos.

Por isso que, ao perceber esses sintomas de forma constante, é necessário que a pessoa procure ajuda o mais rápido possível para que seu quadro não piore.

Quanto antes o tratamento começar e meios alternativos para ajudar a enfrentar a doença forem feitos, mais rápido a pessoa voltará ao seu estado normal.

Algo que não se fala muito é sobre como a hipnoterapia pode ter utilização na prevenção de futuros quadros depressivos.

Por exemplo, qualquer pessoa pode aprender a auto-hipnose para elevar e melhorar seu desempenho no dia a dia.

Assim, com o pensamento e estímulos certos, quadros como depressão, ansiedade, estresse, nervosismo, entre outras coisas, podem ser manipulados de um jeito melhor.

Como é uma sessão de hipnose para depressão e ansiedade?

Para quem ainda tem dúvidas e deseja saber como que uma sessão acontece, é fundamental que a pessoa conheça mais um pouco do papel da hipnoterapia na vida das pessoas e como ela age.

Sendo assim, você que tem curiosidade e dúvidas sobre o assunto, precisa entender primeiramente que a técnica acontece a partir do momento que a pessoa olha para dentro de si e passa a ver suas emoções e pensamentos.

Dessa forma, o hipnoterapeuta acessa a mente do paciente através de uma conversa, no qual ele consegue conhecer o paciente mais um pouco.

O principal foco do hipnoterapeuta é guiar o paciente em meio a seus pensamentos caóticos.

Isso porque muitas pessoas se sentem como invasores dentro do seu próprio corpo e isso dificulta saber sua identidade e a origem de seus problemas.

Como a hipnose trabalha através do foco concentrado, durante as sessões é possível que o terapeuta guie a mente do paciente e encontre a razão de suas angustias.

A hipnoterapia parece com o que?

Uma sessão de hipnoterapia acontece de forma semelhante a uma sessão se psicoterapia. Isto é, acabam sendo abordados os seguintes pontos:

  • Anamnese;
  • História clínica;
  • Interpretação de fatores biológicos, psicossociais e psicodinâmicos.

Em geral, o estado de hipnose acaba acontecendo na segunda sessão, pois é a partir daí que o hipnoterapeuta terá um conhecimento sobre você.

É na segunda sessão que o profissional, depois de já ter avaliado seus medos, seus receios e suas resistências, pensa na melhor maneira de iniciar o processo de hipnose.

Muitas pessoas têm receio de iniciarem uma sessão, pois temem o que pode acontecer dentro do consultório.

Ao contrário do que a maioria pensa, o estado de transe, quando é atingido por uma pessoa, acaba por ser apenas um estado de grande relaxamento e não de perda de controle dos sentidos.

O papel do hipnoterapeuta então é se apresentar como um facilitador que ajuda o paciente a atravessar seus traumas, pensamentos e emoções e assim, fazer com que ele reconheça os desejos que possui.

Por fazer uso apenas da mente, ela acaba sendo considerada como uma das terapias alternativas mais rápidas e eficazes.


Mais Detalhes Sobre Hipnose Em Relação A Ansiedade

Os sintomas de depressão e ansiedade acabam sendo bastante parecidos. Isso porque ambos mexem muito com a percepção da pessoa e em como ela vai lidar com algumas situações específicas.

Tanto a ansiedade como a depressão acabam se movendo por conta de gatilhos que precisam ser identificados para poderem parar de serem disparados.

Ter ansiedade em algum ponto da vida é normal. Portanto a situação requer um maior cuidado quando essa ansiedade passa a controlar seu comportamento e atrapalhar seu modo de viver.

Quando a ansiedade se manifesta sem que uma situação aparente contribua para o seu aparecimento, então é aí que você deve tomar cuidado.

Os sintomas mais comuns que devem ter uma atenção maior quando aparecem sem motivos são:

  • Taquicardia;
  • Sudorese;
  • Falta de ar;
  • Tremedeira;
  • Cansaço;
  • Dor no estômago;
  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Medo;
  • Tensão;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Estresse;
  • Dificuldade de concentração;
  • Insônia;
  • Entre outros sintomas.

Quando uma crise aparece, esses acabam sendo então os sintomas que mais se fazem presentes na vida das pessoas.

Não necessariamente você terá todos eles juntos, mas é comum que, pelo menos, três deles você sinta ao mesmo tempo.

A crise de ansiedade é quando a pessoa não consegue controlar esses sintomas e, por consequência disso, acaba ficando ainda mais nervosa.

Se não tratado rapidamente, esses sintomas podem acabar prejudicando a performance profissional, estudantil e familiar do indivíduo.

Quando a ansiedade chega nesse ponto, simples tarefas do dia a dia passam a se tornar coisas difíceis de fazer.

A consequência dessa doença é quase sempre o isolamento, inúmeros pensamentos negativos, uma baixa na autoestima e diversos sintomas que a depressão também desenvolve.

Por isso, procurar ajuda para essas doenças é algo essencial e é algo que precisa ser feito o quanto antes.

Como escolher um bom profissional de hipnoterapia?

Para que um tratamento tenha sucesso, não só o paciente deve colaborar, mas também um bom profissional deve ser selecionado.

Portanto, a seleção para que a escolha desse profissional acabe sendo a ideal envolve alguns cuidados como:

  • Escolher um profissional com aptidão para executar o trabalho;
  • Escolher uma clínica confiável.

Sendo assim, se você quer buscar o melhor para si, faça suas pesquisas e se certifique de que a hipnose é o caminho pelo qual você pretende optar como um tratamento alternativo junto ao tratamento médico para alcançar melhores resultados.

Outro ponto que você deve prestar atenção é quanto às qualificações que o hipnoterapeuta apresenta.

Buscar na internet esses dados acaba sendo bem simples, rápido e fácil de fazer. Vá fazendo pesquisas também com os pacientes do profissional que você está interessado e procure saber se o seu trabalho é satisfatório.

Depois de todas as pesquisas a respeito da técnica e do profissional, você já pode marcar sua primeira consulta e tirar então suas primeiras impressões.

Nessa hora, o importante é se permitir e confiar no profissional que você escolheu. Assim, mantenha-se relaxado e seja sincero quanto aos seus pensamentos e sentimentos.

Não se trave por conta da vergonha, a primeira consulta é fundamental também para que você esclareça suas dúvidas e pergunte tudo aquilo que ainda não ficou claro para você.

Pergunte sobre o tempo de tratamento, o que você espera alcançar e saia da sua primeira consulta seguro de que fez uma boa escolha a caminho do seu progresso pessoal.

Outros meios para a hipnose

Se você se interessa mais sobre aprender a técnica para ajudar outras pessoas, do que passar por ela para ajuda própria, então saiba que você pode dar seu ponta pé inicial se inscrevendo no curso de formação em hipnose da Inbrata.

O curso te proporciona elevar seus conhecimentos a um nível superior, para que você possa ajudar seus clientes a resolverem seus problemas já na primeira sessão.

Sendo assim, o curso oferece uma formação completa e extensa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, te tornando apto a atuar como hipnoterapeuta já de imediato após a conclusão do mesmo.

Milhares de alunos concluíram o curso e já estão atuando no ramo da hipnose através dos conceitos e técnicas aprendidas durante a execução do conteúdo Master.

Então, na Inbrata você verá os seguintes pontos:

  • Hipnose clínica;
  • Hipnose não conversacional;
  • Técnicas profundas de terapia cognitiva;
  • Ferramentas de alto impacto emocional;
  • E muitos outros conteúdos.


Conclusão

Vimos então que a hipnoterapia para depressão e ansiedade é algo muito bom e que ajuda bastante a vida desses pacientes que precisam de ajuda o quanto antes.

Assim, através da mente, podemos acessar lugares escondidos e encarar nossos medos a partir de outra perspectiva.

Sendo assim, a hipnose é uma atividade com comprovação científica de funcionamento, que age de modo seguro e rápido e auxilia o tratamento de diversas doenças e sintomas.

Gostou deste artigo? Então nos conte aqui nos comentários e compartilhe-o em suas redes sociais.