Hipnose Como Funciona? Descubra Tudo Sobre Este Método

18/01/2021

A hipnose é algo que instiga muitas pessoas a quererem saber como funciona, isso porque tudo dentro dela parece se tratar de mágica. Afinal, como explicar alguém que, através da hipnose, foi induzido a esquecer o seu próprio nome?

Ou então, como acreditar que as pessoas enxergam coisas que não estão a sua frente e sim na sua mente? Tudo parece muito irreal. No entanto, a hipnose não é mágica, não é truque e muito menos fingimento.

A técnica é real e pode ser usada para diversas finalidades. Nossa mente é bastante poderosa e faz coisas que realmente nos fazem duvidar da nossa capacidade.

Sendo assim, sabendo usar a sua mente a seu favor você será capaz de lidar melhor com muitas situações nas quais você não se sente muito bem.

Então se você tem curiosidade a respeito desta técnica, e também é uma das pessoas que desejam saber como ela funciona, continue lendo este artigo.


O Que É Hipnose?

Ao contrário do que muitos pensam a hipnose não é um truque de entretenimento, e sim uma técnica bastante útil, capaz de ajudar muitas pessoas.

A base da hipnose se concentra em ser uma técnica terapêutica, portanto ela tem reconhecimento nos conselhos federais de:

  • Medicina;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Fisioterapia;
  • Terapia ocupacional.

Desse modo, ela pode ser caracterizada como um fenômeno neurológico capaz de fazer com que o estado normal das pessoas possa mudar.

Olhando para a hipnose e seus termos técnicos, muitas pessoas ficam assustadas.

No entanto, você já deve ter passado por um estado de hipnose e nem percebeu. Esse estado se chama transe.

Ele é aquele momento de foco total, que nos faz olhar apenas para um ponto específico e nos faz esquecer de coisas que acabamos de fazer.

Isso é, de modo muito menos intenso, a hipnose. Então, toda vez que você se encontrar perdido em seus pensamentos profundos e específicos, e ser capaz de se desligar completamente de suas ações, saiba que você entrou em estado de transe.

E isso é algo muito natural e que acontece de vez em quando com a gente.

Mas voltando para a hipnose, algo muito interessante que acontece quando uma pessoa entra em estado de transe é quando ela consegue acessar sua força interna.

Por isso é que esta técnica é tão boa para promover melhores mudanças e experiências com maiores significados.

Apesar de casa hipnoterapeuta ter seu método, seja utilizando objetos ou somente a voz, o princípio da hipnose continua o mesmo, que é fazer com que o paciente relaxe totalmente e se concentre a ponto de entrar em transe.

Como e quando surgiu?

Tão antiga quanto a nossa existência, é assim que alguns autores relatam a prática da hipnose.

Isso porque através de estudos, pode-se perceber que os povos antigos, gregos, egípcios, tupis, etc, já faziam uso de hipnose.

A história da hipnose moderna começou a ser relatada em 1776 quando o médico alemão Franz Anton Mesmer redigiu uma tese no qual ele defendia que a atração da Terra com outros corpos celestes fazia com que a saúde das pessoas fosse afetada.

Logo após isso, ele começou a fazer com que técnicas parecidas com a hipnose moderna fossem aplicadas em seus pacientes.

Segundo o médico, ele acreditava que o nosso corpo continha fluidos magnéticos e que esses fluidos, quando se encontravam em desequilíbrio, causavam variados problemas que deveriam ser corrigidos.

Durante algum tempo suas técnicas fizeram bastante sucesso em Paris, no entanto, mais tarde outros cientistas acabaram chamando Franz de charlatão.

Assim, suas técnicas acabaram sendo banidas e se tornaram sinônimo de feitiçaria.

Apesar de ter sofrido retaliações em sua época e de muitos profissionais terem julgado a teoria do médico, ele não estava de todo errado.

Sua proposta, segundo estudiosos, se adequa as teorias de física quântica atual.

No entanto, nem todo mundo recusou a teoria do médico alemão. Em 1843 o médico escocês James Braid continuou os estudos iniciados por Franz, só que o conduziu por uma abordagem que era melhor aceita pela comunidade da época.

Desse modo, James batizou a técnica com o nome que é conhecido por todos atualmente, e que faz uma homenagem ao deus do sono, Hypnos.

Por meio disso, diversas pesquisas foram desenvolvidas e assim, o assunto começou a ser disseminado.


Como Funciona A Hipnose?

Pensar na hipnose e como ela realmente funciona é um tanto louco. Isso porque ela é uma técnica que mexe com a mente humana.

Há de se questionar sua veracidade e se ela realmente é eficaz. Foi por isso que, em 1997, um psiquiatra americano pode realizar um teste em grupo, onde foi possível comprovar que a hipnose existe de fato.

Portanto, segundo o psiquiatra, ele pode afirmar que a hipnose é algo muito além da imaginação, sendo assim, ela acaba sendo uma simulação perfeita da realidade.

Por anos e anos essa técnica foi vista com receio e até hoje ainda é contestada.

Isso porque muitas pessoas acreditam que, ao passarem por um processo de hipnose, elas perderão o controle de suas vidas e ficarão refém de outra pessoa.

Mas é claro que isso não acontece. Nossa mente só nos permite reproduzir aquilo que deixamos.

Então não, se você passar por um processo de hipnose você não se esquecerá quem você é ou perderá o controle de suas ações.

Muitas pessoas fazem uso da hipnose hoje em dia como uma atração para entretenimento.

No entanto, a verdadeira função da hipnose é atuar em áreas nas quais as pessoas têm dificuldades ou bloqueios de lidar.

Sabe-se que o uso da técnica ajuda bastante a pacientes que sofrem com dores e problemas psiquiátricos.

Além disso, a hipnose tem propriedade terapêutica e pode atuar em conjunto com a psicanálise e a terapia comportamental.

Em quais casos usar a hipnose?

Muitas pessoas não sabem, mas na Segunda Guerra Mundial, quando os médicos tinham pacientes que sofriam por falta de anestesia, a hipnose era usada para que procedimentos cirúrgicos fossem feitos sem que o paciente pudesse sentir tanta dor.

Sendo assim, a hipnose funcionava como um bloqueio da dor.

No entanto, não é apenas nisso que a hipnose pode ser capaz de atuar. Pode-se utilizar a técnica em casos simples a problemas mais complexos. Sendo assim, veja o que pode ser tratado através do método:

  • Medos;
  • Síndrome do pânico;
  • Fobia;
  • Dermatites;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Obesidade;
  • Rinite;
  • T.O.C.;
  • Gastrite;
  • Insônia;
  • Distúrbios sexuais;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Distúrbios alimentares;
  • Bloqueios de aprendizagem;
  • Melhora no foco;
  • Gagueira;
  • Entre muitas outras coisas.

Todas as pessoas podem acabar fazendo uso da hipnose. No entanto, algumas têm maior facilidade de entrarem em transe do que outras pessoas.

Segundo os especialistas, é fundamental para quem queira praticar a hipnose como um método, que faça isso de verdade e esteja disposto a receber a técnica como um método de tratamento.

Sendo assim, pessoas que duvidam da técnica acabam não tendo bons resultados, pois a mente cria um bloqueio quanto a isso.

E a hipnose é justamente deixar a mente comandar e assumir o controle dos nossos pensamentos.

Então, quem deseja fazer deve estar disposto a isso.

Para reverter essa situação e fazer com que todo mundo possa se utilizar da hipnose sem resistências, Milton Erickson criou uma metodologia capaz de personalizar a técnica da hipnose para cada paciente que a procura.

Desse modo, por meio de pontos específicos e de acordo com a personalidade de cada indivíduo, a técnica é aprimorada e faz com que cada um se sinta mais à vontade para executá-la.

Como funciona o aprendizado em hipnose?

Muitas pessoas possuem o desejo de aprender a hipnose e saber como ela funciona.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que só podem ter acesso à técnica pessoas habilitadas e que estudaram para isso.

Sabendo que a hipnose é um meio utilizado em tantas áreas, é necessário ter conhecimento em diversos níveis para você saber como utilizá-la bem.

Sendo assim, existe uma formação completa de hipnose clínica feita pela Inbrata que garante ao aluno total noção e aptidão, para que ele atue como um hipnoterapeuta assim que ele se formar.

Portanto o curso tem como objetivo fazer com que seus alunos tenham um conhecimento profundo sobre a hipnose e tudo o que a envolve, para que eles saibam como ela funciona.

Desse modo, o curso disponibiliza uma formação bem objetiva e que trabalha com ferramentas bem avançadas para que se possa proporcionar uma mudança generativa e evolutiva.

Fazendo então com que os valores e as crenças que você acredita andem juntas.

Milhares de alunos já puderam mudar suas vidas e começar a trabalhar na área da hipnose.

No curso, alguns pontos abordados apresentam os seguintes conteúdos:

  • Conceito de terapia familiar;
  • Técnicas aprofundadas de terapias cognitivas;
  • Técnicas aprofundadas de hiperventilação;
  • Terapia de vidas passadas (se existe);
  • Hipnose clínica;
  • Hipnose para criança;
  • Regressão;
  • Ferramentas de alto impacto emocional;
  • E muito outros conteúdos a mais;

Então se você deseja conhecer afundo a técnica, saber como ela funciona e todos os métodos que rodeiam ela, não perca tempo e garanta sua vaga.


Conclusão

Por fim, pudemos ver sobre o que se trata a hipnose e como ela funciona.

Esta é uma ferramenta que vai muito além da imaginação e que pode, de verdade, ajudar a vida de muitas pessoas que passam por problemas sérios e que apresentam dificuldades em se controlar.

Por meio da hipnose, milhões de pessoas conseguem um suporte alternativo para os seus problemas.

Nossa mente é um universo poderoso e com um poder inexplicável. Apesar de parecer inacreditável, tudo dentro da hipnose só é possível graças a nossa mente.

Gostou de saber um pouco mais sobre este assunto? Nos conte aqui nos comentários e compartilhe este artigo.